Yasmin Marçal Porto
Terapeuta Ocupacional
Antes mesmo de saber o que era Terapia Ocupacional, eu já me encantava com a forma como as experiências cotidianas moldam nossa vida e potencial. Descobri que o brincar, o movimento e as experiências sensoriais presentes no cotidiano são caminhos poderosos para estimular a autonomia, a criatividade e a qualidade de vida.
Aqui, compartilho minha trajetória de transformar vidas por meio da Terapia Ocupacional.

Desde pequena, me encanto com as experiências cotidianas — como sentir o cheiro de café ou brincar com areia. Descobri uma profissão que possui esse olhar para o cotidiano: a Terapia Ocupacional.
Sou Terapeuta Ocupacional, formada pela Universidade Federal de São Paulo (2021), com experiência em reabilitação física e intelectual para todas as faixas etárias. Iniciei minha trajetória profissional em um Centro de Reabilitação Física, Intelectual, Auditiva e Visual e Educação Especial, onde aprofundei um olhar sobre o potencial do brincar e das atividades significativas para o desenvolvimento humano e para os processos de reabilitação.
Minha busca por conhecimento me levou a um aperfeiçoamento no Sedes Sapientiae, no curso "Winnicott: experiência e pensamento", para compreender a relação entre o brincar e as vivências humanas — o que reforçou meu interesse nessa área.
Tenho formação básica em Integração Sensorial e sou apaixonada pela teoria de Jean Ayres, estando atualmente aguardando minha vez para a certificação. Como reconheço às experiências sensoriais como modo de estar no mundo, fiz a certificação na abordagem multissensorial Snoezelen voltada para o bem-estar e promoção da saúde, reconhecendo que cada pessoa tem um perfil sensorial único.
Além disso, participei de diversos cursos para realizar avaliações assim compreender as dificuldades e expectativas, e ao apoio nas atividades de vida diária — como alimentação, higiene pessoal, vestuário e organização da rotina. Essas vivências me ensinaram a enxergar o potencial singular de cada pessoa.
Me considero uma investigadora do brincar e das práticas terapêuticas, participando de workshops sobre o tema, incluindo um inspirado na abordagem Pikler sobre brincar com areia e curso introdutório em Yoga. Atualmente, atuo na reabilitação física e intelectual, realizando atendimentos domiciliares, e sigo trabalhando com crianças e adolescentes com TEA.
Acredito que o lúdico é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento e transformação. Meu objetivo é seguir explorando novas possibilidades dentro da Terapia Ocupacional, contribuindo para que cada pessoa descubra suas potencialidades de forma criativa e significativa.


